Etapas Ramo Lobinho

Caminho do integrar 

C1 Saber quem é Baloo e porque ele ensina a viver de acordo com a Lei da Jângal. Conhecer a Lei do Lobinho e a Promessa, compreendendo os seus significados. 

A1 Conversar e brincar com todos os (as) lobinhos (as) e com os Velhos Lobos. 

A8 Contar para um Velho Lobo sobre três boas ações que praticou em casa ou na escola. Informe a data

S1 Saber como é organizada a Alcateia, conhecer as pessoas que dela fazem parte, saber fazer as formações e atender as vozes de comando dos Velhos Lobos. 

S2 Ouvir o episódio 'Irmãos de Mowgli' do Livro da Selva. 

S3 Usar o Lema do Lobinho, a Saudação, o Aperto de Mão e participar do Grande Uivo, compreendendo seus significados. 

S4 Conhecer o uniforme ou traje escoteiro usado por em sua Alcateia e os primeiros distintivos que irá receber.

Caminho do Descobrir e Rastrear

F1 Conhecer e praticar os cuidados básicos de higiene que protegem a sua saúde. 

F2 Saber vestir-se, manter-se arrumado (a) e usar corretamente o uniforme / traje de lobinho. 

F3 Saber arrumar a sua cama, a sua mochila escolar e manter sua mochila em ordem durante um acampamento; contribuir com a limpeza e arrumação dos lugares que usar. 

F4 Demonstrar que conhece e pratica as regras de circulação de pedestres ou ciclistas e os principais sinais de trânsito. 

F5 Demonstrar conhecer os cuidados básicos para a prevenção de acidentes domésticos com facas, fogo, eletricidade, gás, janelas, etc. 

F6 Saber os primeiros socorros em cortes, queimaduras e outros pequenos ferimentos. 

F7 Fazer as três principais refeições do dia: desjejum, almoço e jantar em horários adequados. 

F8 Conhecer a importância de uma boa alimentação para a saúde e consumir alimentos variados, praticando cuidados com a higiene. 

F9 Conhecer Bagheera e compreender porque ela ensina a viver uma vida saudável. 

F10 Participar de duas excursões ao ar livre com a Alcatéia.

F11 Escolher um esporte, aprender algumas coisas sobre ele e praticá- lo. Relatar essa experiência para um Velho Lobo. 

I1 Conhecer o material individual para um acampamento / acantonamento, arrumar a sua mochila e enrolar um saco de dormir. 

I2 Aprender cinco frases úteis em outro idioma. 

I3 Acertar a maioria dos objetos num jogo do Kim (de visão, audição, tato, olfato ou paladar). 

I4 Ler no Guia do Lobinho a história das Caçadas de Kaa. 

I5 Contar resumidamente para a Alcateia um livro que tenha lido por recomendação de seus pais ou professores. 

I6 Fazer os nós direito, direito alceado, aselha, de correr, saber para que servem e aplicá-los numa atividade. 

I7 Encapar um livro. 

I8 Embrulhar um presente. 

I9 Costurar um botão ou um distintivo em seu uniforme ou manta de Conselho. 

I10 Participar da criação e apresentação de um esquete em uma Flor Vermelha. 

I11 Fazer uma pintura, modelagem, colagem ou outro trabalho em arte visual e expor na gruta da Alcateia. 

I12 Saber cantar três canções típicas da Alcateia e participar de uma dança da Jângal. 

C2 Trazer para a Alcateia a idéia de um jogo agradável e divertido ou contar uma história engraçada. 

C3 Demonstrar que é capaz de manter o bom humor em um momento de dificuldade. 

C4 Contar para um Velho Lobo uma situação em que disse a verdade, mesmo correndo o risco de ser repreendido (a).

C5 Encarregar-se de um dos serviços da Alcateia durante um Ciclo de Programa e realizar bem essa tarefa.

C6 Mostrar a um Velho Lobo os melhores trabalhos ou tarefas que realizou nos últimos seis meses. 

C7 Planejar, organizar e executar um pequeno projeto científico, artístico ou utilitário. 

C8 Contar para um Velho Lobo sobre os conselhos recebidos de seus pais e professores e como está se esforçando para atendê-los.

A2 Cumprimentar outros membros do Grupo Escoteiro por meio da saudação do lobinho e do aperto de mão. 

A3 Trazer um amigo ou parente para participar de uma reunião e conhecer a Alcatéia. 

A4 Trazer fotos de sua família e mostrar à Alcateia contando algo sobre cada pessoa e sobre as coisas que mais gosta de fazer com elas. 

A5 Participar de um acampamento ou acantonamento com sua Alcateia sem a presença de seus pais. 

A6 Fazer uma lista com 5 coisas que o (a) deixam alegre, 5 coisas que o (a) deixam triste e 5 coisas que lhe dão medo e mostrá-la a um Velho Lobo ou compartilhar com os companheiros em uma roda de conversa com a Alcateia. 

A7 Conhecer a história de Rikki Tikki Tavi.

A9 Participar com sua Alcateia ou Grupo Escoteiro de uma campanha de ajuda ao próximo, doando algo seu para a campanha. 

S5 Ouvir o episódio 'Flor Vermelha' - 2ª parte de 'Irmãos de Mowgli'

S6 Contar para um Velho Lobo quais são as principais regras de sua escola, de sua casa e da Alcateia. 

S7 Participar da eleição do Primo e do Segundo de sua Matilha. 

S8 Participar ativamente de um Jogo Democrático e de uma Roca do Conselho, expressando as suas opiniões com franqueza e respeito. 

S9 Ter uma lista com telefones úteis e dos serviços de atendimento a emergências. 

S10 Conhecer os elementos que constituem a Bandeira Nacional, o seu simbolismo e respeitá-la. 

S11 Conhecer o Hino Nacional Brasileiro e cantá-lo com seus companheiros, adotando uma postura de respeito. 

S12 Participar de um desfile cívico. 

S13 Saber quais são as diversas Seções do seu Grupo Escoteiro e participar de atividade com alguma delas ou com todo o Grupo. 

S14 Visitar outro Grupo Escoteiro e participar de atividade com a Alcateia. 

S15 Participar de uma atividade distrital ou intergrupos do Ramo Lobinho. 

S16 Ajudar a cuidar de uma planta ou de um animal de estimação em casa. 

S17 Selecionar e classificar materiais para coleta seletiva do lixo em sua casa. 

S18 Fazer economia de água e de energia elétrica, relatando a um Velho Lobo os resultados.

E1 Em um passeio com a Alcateia, observar as belas coisas da natureza e agradecer por existirem. 

E2 Fazer um cartaz com coisas criadas por Deus e afixar na gruta. 

E3 Pesquisar uma oração de agradecimento em livros de sua religião e anotá-la no livro de orações da Alcateia. 

E4 Fazer as orações da Alcateia em duas reuniões semanais. 

E5 Representar artisticamente um símbolo de sua religião e apresentar à Alcateia, explicando o seu significado.

E6 Perguntar para sua família sobre o que ela acredita serem os deveres para com Deus, explicando depois para um Velho Lobo. 

E7 Fazer uma lista com as religiões de todos os lobinhos, colocando os nomes que elas dão àquele que entendem como o Ser Superior. 

E8 Visitar um templo de outra religião e manter uma atitude de respeito. 

Caminho do caçar/das estrelas 

F12 Desenhar uma silhueta humana com os principais órgãos e sistemas e explicar o seu funcionamento.

F13 Conhecer os sinais das doenças mais comuns da infância e avisar seus pais caso perceba algum desses sinais em você.

F14 Saber utilizar um termômetro, ter cuidados com a exposição ao sol / friagem e conhecer e respeitar os limites de seu corpo. 

F15 Fazer um diário relatando as atividades que fez durante cada dia de uma semana e analisar como tem utilizado o seu tempo. 

F16 Cuidar da limpeza do seu corpo; dormir, comer e brincar nas horas certas e dedicar tempo suficiente ao estudo. 

F17 Percorrer uma pista de obstáculos preparada por um Velho Lobo. 

F18 Passar em uma Falsa Baiana ou subir em uma árvore ou virar cambalhota / estrela.

F19 Praticar um esporte com regularidade, relatando as suas atividades a um Velho Lobo. 

F20 Participar de dois acampamentos ou acantonamentos, de duas excursões e de uma caminhada de 1 km a 3 km com a Alcatéia. 

F21 Saber aplicar ataduras e tipóias. 

F22 Identificar as situações que oferecem perigo nas atividades escoteiras e apontar os cuidados que se deve tomar para evitá-los. 

F23 Conhecer a pirâmide dos Alimentos, os grupos alimentares e suas funções e consumir alimentos de todos os grupos. 

F24 Preparar uma refeição simples e saudável em atividade da Alcatéia. 

I13 Acender uma fogueira simples e saber apagá-la.

I14 Conhecer a Rosa dos Ventos e o Cruzeiro do Sul, reconhecê-lo no céu e saber se orientar por ele. 

I15 Fazer uma compra e prestar contas do pagamento. 

I16 Fazer os nós de escota, escota alceado, volta do fiel, saber para que servem e aplicá-los numa atividade. 

I17 Dar corretamente um recado da Alcatéia para seus pais ou vice- versa. 

I18 Ensinar um jogo para os (as) lobinhos (as). 

I19 Escrever uma carta para um Velho Lobo e colocá-la no correio ou passar um telegrama ou mandar uma mensagem por e-mail. 

I20 Demonstrar para a Alcatéia um conhecimento ou uma habilidade que possui.

I21 Avaliar uma atividade de que tenha participado, identificando os pontos positivos e negativos e fazer sugestões de melhoria. 

I22 Ler ou ouvir um dos episódios do Livro da Selva: 'Os Cães Vermelhos', 'O aguilhão do rei' ou 'Como apareceu o medo' e expressar suas conclusões. 

I23 Conhecer os personagens da Jângal e suas características, relacionando suas qualidades com as das pessoas com as quais convive. 

I24 Participar de uma roda de conversa da Alcatéia sobre um fato ocorrido ou sobre um filme / livro e emitir a sua opinião. 

I25 Possuir uma pequena biblioteca de livros infantis tendo lido a maioria deles. 

I26 Conhecer e usar uma bússola e outras três novas ferramentas. 

I27 Saber como usar os recursos da farmácia da Alcatéia e os cuidados que deve ter com eles. 

I28 Descobrir o que as pessoas fazem em cinco profissões diferentes. 

I29 Entrevistar alguém que tenha uma profissão de seu interesse, saber o que é preciso para bem desempenhá- la e contar para a Alcatéia. 

C9 Analisar o comportamento das personagens em Caçadas de Kaa, percebendo as ações certas e as erradas e suas conseqüências.

C10 Fazer uma lista com coisas que pode fazer e coisas que não pode fazer e discutir sobre elas em roda de conversa da Alcatéia.

C11 Narrar ou representar a história de uma pessoa cujo trabalho seja ajudar os demais. 

C12 Aplaudir, por meio de um Bravo verdadeiramente alegre, a vitória de seu adversário numa competição. 

C13 Conhecer a história 'Tigre Tigre' e comparar a promessa de Mowgli com a sua Promessa de Lobinho. Discutir isso com um Velho Lobo. 

C14 Fazer uma lista com suas atitudes no dia-a-dia que mostram que você fez o Melhor Possível para cumprir a Lei do Lobinho e a sua Promessa. 

C15 Empenhar-se para fazer alguma coisa que tenha encontrado dificuldade ou que não tenha conseguido fazer. 

C16 Listar os seus pontos fortes e seus pontos fracos, identificar o que mais precisa melhorar em você e esforçar- se para isso. Informe a data

A10 Conhecer a família de um (a) lobinho (a) da Alcatéia e convidar um (a) lobinho (a) para um momento de convivência com sua família. Informe a data

A11 Anotar durante duas semanas todas as boas ações que praticou diariamente e apresentar para um Velho Lobo. Informe a data

A12 Fazer uma economia para comprar algo útil para a Alcatéia ou para alguém à sua escolha. Informe a data

A13 Visitar com sua Matilha um asilo / creche ou outra entidade de assistência e ajudar a fazer algo de que necessitam. Informe a data

A14 Ter uma agenda com telefone e/ ou e-mail dos seus amigos (as) e manter contato com eles. Informe a data

A15 Ajudar algum amigo (a) com algo que seja difícil para ele (a) e relatar esta experiência a um Velho Lobo. Informe a data

A16 Receber com alegria os lobinhos (as) novos (as) e ajudá-los (as) a se integrarem à Alcatéia, contando- lhes sobre as tradições e ensinando algo da etapa de Integração. Informe a data

A17 Pedir para a sua Matilha e para os Velhos Lobos escreverem algumas qualidades e defeitos seus e refletir sobre isso. 

A18 Conhecer as principais diferenças físicas entre homens e mulheres e perguntar a seus pais ou para os Velhos Lobos sobre curiosidades que tenha a respeito de sexo. Informe a data

A19 Pesquisar sobre as realizações de três homens e de três mulheres que foram importantes para a humanidade. Informe a data

S19 Manter seu quarto e os seus pertences em ordem. Informe a data

S20 Desempenhar as tarefas de serviço que lhe couberem durante um acampamento e nas reuniões da Alcatéia. 

S21 Fazer com sua Matilha um cartaz ilustrado com os Direitos Universais da Criança (ONU – 1959). 

S22 Fazer uma pesquisa sobre as características da região onde mora (relevo, clima, hidrografia, fauna, flora) e sobre a história de sua cidade ou bairro. 

S23 Participar de atividade sobre a cultura popular brasileira com sua Alcatéia ou escola e demonstrar que conhece uma canção, uma dança e uma brincadeira folclórica do Brasil. 

S24 Confeccionar um objeto reutilizando embalagens vazias e outros resíduos sólidos. 

S25 Ajudar na manutenção de um jardim ou de uma horta. 

S26 Visitar um Zoológico e/ou um Jardim Botânico (ou Horto Florestal, Viveiro de plantas, propriedade rural de produção agrícola, etc.).

S27 Localizar em um guia de ruas a sua casa, a sua escola, a sede do Grupo Escoteiro e outros pontos de interesse: farmácia, padaria, papelaria, correio, hospital, supermercado, ponto de ônibus e/ou estação do metrô, igrejas, parques, etc. e saber quais são e onde estão os principais serviços públicos. Conhecer os meios de transporte que pode utilizar para ir de sua casa para esses lugares. 

S28 Visitar um lugar público como: grupamento de bombeiros, redação de um jornal, emissora de rádio ou TV, museu, biblioteca pública, etc.

S29 Conhecer a história de Kotick, a foca branca. 

S30 Ler ou ouvir a história resumida da vida de Robert Baden-Powell e da criação do Movimento Escoteiro.

S31 Participar de uma atividade distrital ou regional do Ramo Lobinho ou JOTA / JOTI. 

S32 Conhecer a organização de um Grupo Escoteiro e divulgar o seu Grupo Escoteiro na escola onde estuda por meio de cartazes ou por depoimentos, vídeos, folders. 

E9 Participar de uma roda da Alcateia em que todos agradecem pelo que têm e pela ajuda recebida uns dos outros ou de terceiros. 

E10 Procurar uma forma de praticar uma boa ação em seu Grupo Escoteiro ou em sua escola e realizá-la. 

E11 Criar uma oração e conduzi-la em um momento especial com a sua família ou na Alcatéia. 

E12 Pesquisar uma oração em forma de canção e ensiná-la para a Alcateia.

E13 Dizer para um Velho Lobo quais são os principais preceitos de sua fé. 

E14 Escrever uma história ou desenhar uma história em quadrinhos que mostre uma situação em que você agiu de acordo com os ensinamentos de sua fé.

E15 Conhecer a história de Francisco de Assis e sua visão da natureza e das pessoas, inclusive o episódio com o Lobo de Gubbio. 

E16 Fazer uma lista com 5 atitudes positivas que percebeu em outras pessoas. 

Caminho do caçar/das estrelas